Biblioteca Digital de Trabalhos de Graduação
 
Opções

- Busca
- Lista por áreas
- Últimos trabalhos
- Sobre
close
Administração

Login:
Senha:



A DEFINIO DE UMA LINGUAGEM PARA A PROGRAMAO DO COMPORTAMENTO DE ROBS DENTRO DO CONTEXTO DA ROBOCUP
Autor: Jssica Augusti BoniniAno: II/2015
Orientador: Giovani Rubert Librelotto
Opções: Versão digital do TG não disponibilizada.
Resumo:

A RoboCup Soccer uma das ligas da Copa Mundial de Robs, a RoboCup. Nela testase a capacidade de robs humanides autnomos jogarem futebol. No ano de 2015 a Taura Bots, equipe de futebol de robs da Universidade Federal de Santa Maria, participou pela primeira vez da competio. Assim, surgiu a necessidade de criao de uma linguagem para a programao do comportamento dos robs. Existem vrios problemas que envolvem a programao das tcnicas do comportamento. Entre eles est o pouco conhecimento da sintaxe das linguagens usadas no momento, C++ e Python, a falta de linguagens de mais alto nvel e o pouco entendimento de como funciona uma partida de futebol com regras oficiais. Esses problemas motivam a criao de uma linguagem de domnio especfico que oferea aos usurios um alto nvel de abstrao, portabilidade e uma sintaxe simples e intuitiva. Para a criao de uma linguagem necessria a definio de sua sintaxe atravs da construo de uma gramtica. Nessa ltima, determina-se o conjunto de regras de produo que iro definir as condies de gerao das palavras da linguagem. Para criao e validao da gramtica necessria a construo de um parser. Alm disso, preciso construir um tradutor para a traduo entre a linguagem criada e Python. O objetivo do trabalho foi realizar todos os passos citados anteriormente, chegando ao resultado final de uma linguagem que programasse as tticas do comportamento de robs que jogam futebol. O resultado alcanado foi satisfatrio, levando em conta que a TauraLang, linguagem construda neste trabalho, j pode ser usada na programao de comportamentos simples e alguns j rodam no simulador. A linguagem ainda apresenta problemas na questo de portabilidade, pois tanto o rob real quanto o simulador no identificam alguns conceitos j expressos na gramtica criada. Acredita-se que com atualizaes na sintaxe para adaptao ao presente nvel da equipe e com adaptaes no simulador e no rob real a transferncia do cdigo entre os dois ltimos torne-se possvel.
BibTeX:

@TECHREPORT{bonini2015,
author = {Jssica Augusti Bonini},
title = {A DEFINIO DE UMA LINGUAGEM PARA A PROGRAMAO DO COMPORTAMENTO DE ROBS DENTRO DO CONTEXTO DA ROBOCUP},
institution = {Curso de Ciência da Computação. Universidade Federal de Santa Maria.},
address = {Santa Maria},
year = {2015}
}

    Voltar
Copyright Informática - UFSM
Melhor visualizado em 1024x768   |   PET Ciência da Computação